PT Inovação em entrevista para o FTTH Council Europe

12/06/2013     FIBRA ÓTICA / FTTH

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »

imagem da notícia

O Administrador Delegado da PT Inovação, Engº Alcino Lavrador, foi entrevistado no passado dia 22 de maio sobre a evolução do acesso em fibra ótica até casa (FTTH - Fibre To The Home).

Nesta entrevista, Alcino Lavrador fala sobre a evolução do acesso em fibra ótica até casa em Portugal, comparativamente com o resto da Europa, nomeadamente sobre as razões que levam a que Portugal esteja numa posição cimeira em número de casas passadas e na adoção do serviço, muito puxado pelo dinamismo da Portugal Telecom. Explica ainda o que outros operadores e países podem aprender do caso português e da estratégia pioneira de convergência efetiva da Portugal Telecom.

Identifica ainda os fatores que levam os consumidores a aderirem ao serviço e a mudança nos hábitos de consumo de telecomunicações que exigem uma largura de banda e uma rede à prova de futuro apenas possível com fibra até casa. A digitalização, mobilidade e virtualização são as três grandes tendências que estão a transformar a sociedade em que vivemos, na forma como trabalhamos e nos relacionamos. Ao mesmo tempo, provocam a geração de informação em quantidade sem precedente, que tem que ser trocada e partilhada levando à necessidade de acessos rápidos e de muito elevada largura de banda apenas possível com fibra.

Alcino Lavrador foi inquirido sobre os serviços e aplicações inovadoras desenvolvidos na PT Inovação tendo referido o ecossistema de parceiros e academia como fundamental num quadro de inovação aberta para o desenvolvimento contínuo de produtos diferenciadores.

A entrevista terminou com uma questão sobre o papel que as redes FTTH podem ter para ajudar Portugal a sair da crise. Alcino Lavrador explicou que a sociedade conectada, produz novas oportunidades de negócio corporativas e pessoais, acelerando o processo de recuperação e quando a recessão económica passar, cada unidade industrial em Portugal ficará agradecida por ter à disposição uma rede moderna e preparada para os desafios do futuro que a liga a qualquer parceiro, cliente ou fornecedor em qualquer parte do mundo.

Pode aceder à entrevista completa aqui!

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »