Apresentação da equipa da Comunicação da Altice Labs na Universidade de Aveiro, como case study de uma empresa

07/06/2019     Comunicação institucional / UA

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »

imagem da notícia

No dia 3 de junho de 2019, a convite da Prof. Maria João Antunes do Departamento de Comunicação e Artes, da Universidade de Aveiro, a equipa de Experiência de Utilizador, Comunicação e Promoção de Produto da Altice Labs, foi convidada a apresentar um case study, na vertente da Comunicação da Altice Labs, durante uma aula teórica da disciplina de Comunicação Institucional, para um grupo de alunos do 2.º ano da licenciatura de Novas Tecnologias da Comunicação.

A exposição do case study teve a duração de cerca de uma hora e percorreu diversos temas da comunicação institucional da Altice Labs. Após uma breve introdução sobre a empresa, o mote com que se iniciou esta apresentação foi a jornada pessoal na empresa de dois membros da equipa de comunicação da Altice Labs, Paulo Margaça e Cátia Pinto, da direção de Estratégia de Inovação e Tecnologia.

Seguiu-se uma explanação sucinta sobre a missão, valores e história da Altice Labs e foi apresentado igualmente o perfil das pessoas que trabalham na empresa e de que forma se comunica institucionalmente para um grupo tão heterogéneo, bem como para o exterior da empresa, num contexto globalizado.

O enfoque da apresentação deste case study incidiu principalmente nas três grandes áreas da comunicação e promoção de produto, nomeadamente, a comunicação interna, a comunicação externa e a promoção de produto. Em cada uma destas vertentes, foi exemplificado o que a equipa da comunicação diariamente faz na empresa, com a ilustração de algumas imagens e com a apresentação de algumas experiências concretas.

O feedback da turma foi bastante positivo e nas palavras da Prof. Maria João Antunes, "no contexto da formação dos estudantes é essencial promover a cooperação Universidade-Empresas. A participação do Paulo Margaça e da Cátia Pinto revestiu-se de elevado interesse, pois permitiu conhecer as áreas de atuação da equipa de comunicação, no âmbito da Altice Labs. Os estudantes tiveram oportunidade de saber como são abordados, em contexto real, conceitos lecionados a nível teórico (por ex. instrumentos de comunicação interna e externa nas organizações). Após a aula, os estudantes refletiram sobre a importância dos conteúdos partilhados, tendo destacado os seguintes:

- possibilidade de tomar conhecimento do trabalho desenvolvido por uma equipa de comunicação, em diversas áreas de uma empresa de grande dimensão;
- reconhecer a pertinência da equipa de comunicação numa empresa;
- constatar o rigor que tem ser colocado na execução das tarefas, atribuídas à equipa de comunicação."

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »