RESISTO (Projeto H2020) – Reunião plenária - A resiliência e a segurança das infraestruturas de telecomunicações

30/07/2019     RESISTO / H2020 / 5G

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »

imagem da notícia

Nos dias 16-17 de julho, realizou-se na Altice Labs uma reunião plenária do projeto H2020 RESISTO, que tem como foco principal a resiliência e a segurança das infraestruturas de telecomunicações. O projeto, iniciado em maio de 2018, com uma duração de 36 meses, é suportado por um consórcio composto por 19 parceiros, incluindo 5 operadores de telecomunicações. O objetivo final é validar e avaliar as soluções desenvolvidas através de um conjunto de use cases.

A Altice Labs está sobretudo focada na exploração de cenários basados em 5G, tirando partido das novas potencialidades proporcionadas pela virtualização e pela programabilidade dos recursos de rede, e fazendo uso de técnicas de machine learning. Pretende-se assim demonstrar abordagens inovadoras para alguns dos desafios mais prementes para os operadores de telecomunicações, em termos de fiabilidade, segurança e robustez dos serviços e da infraestrutura. Os use cases a desenvolver pela Altice Labs no âmbito do RESISTO deverão ser suportados pela infraestrutura experimental 5G, atualmente em fase de implementação no âmbito de outros projetos colaborativos, nomeadamente H2020 5G-VINNI.

Durante a reunião, foi feita uma revisão dos principais componentes da arquitetura, o alinhamento das atividades em curso nas diversas Work Packages e a discussão dos resultados já alcançados. Do ponto de vista da Altice Labs, a reunião foi uma oportunidade para apresentar os planos para a infraestrutura 5G que irá suportar os trials RESISTO em Aveiro e a definição dos use cases a desenvolver.

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »