Altice Labs na sessão "Made in Aveiro" do Techdays 2019

18/10/2019     TechDays

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »

imagem da notícia

Cátia Oliveira, da direção de Experiência de Utilizador, Comunicação e Promoção de Produto da Altice Labs, participou na sessão "Made in Aveiro" do TechDays, com a presença de oito convidados de diferentes áreas do saber, todos ex-alunos da Universidade de Aveiro (UA), que partilharam com a audiência o seu percurso académico e profissional e tiveram também a oportunidade de deixar uma mensagem à Cidade e à Universidade que os acolheu.

Durante a sua intervenção, Cátia Oliveira partilhou o que a motivou a ingressar na UA, uma universidade que já na altura era de referência e que apresentava um quadro formativo de excelência e também as experiências que alguns amigos viveram e como também isso a inspirou a acreditar que era a universidade que queria para ela. Para além de ser a universidade da sua cidade, cidade esta que sempre a inspirou. Destacou que o curso de Tecnologias de Informação e Comunicação era o curso ideal, pois juntava a vertente das artes de onde tinha formação, com a parte tecnológica, uma nova forma de olhar para um meio mais artístico, mas também tecnológico que estava em crescimento.

Com 11 anos de experiência profissional, Cátia iniciou a sua carreira como web designer num departamento onde o desenvolvimento de projetos endereçava necessidades internas da empresa. Com a abertura de uma bolsa de horas na empresa, teve a oportunidade de dar apoio num projeto para o cliente final. Ao longo deste tempo que seria somente de algum apoio, foi sendo absorvida pelo projeto, acabando por mudar integralmente para esse departamento responsável pelo desenvolvimento de produtos na área dos Business Support Systems (BSS). Com isto, começa a sentir que a empresa estaria a dar alguns primeiros passos na contratação de pessoas especializadas na área, culminando ao longo do tempo por naturalmente a empresa criar uma equipa transversal na área da User Experience onde está até ao momento, sendo responsável pela coordenação e definição de estratégia de UX em produtos das Smart Cities e BSS.

Ao longo deste percurso, a mesma teve já oportunidade de colaborar como consultora em projetos onde a empresa tem parcerias de investigação com a Universidade de Aveiro e Instituto Politécnico de Viseu e que com este trabalho junto dos professores das respetivas instituições acabou por ser convidada para participar numa das aulas, onde trabalhou com os alunos a construção de um customer journey map e exploração da criatividade como meio para a inovação para que estes pudessem também tirar partido do trabalho que estava a ser realizado nos seus próprios projetos. Para além destas sessões, a mesma foi já convidada pela IADE para partilhar como a equipa aplica na prática e em contexto empresarial as metodologias UX e pela Agile Connect para um workshop de Design Thinking. Tem sido também orientadora de estágios de mestrado na sua área para exploração das metodologias de UX, aplicação de copy num contexto de produto e alinhamento de UX para comunicação de produto.

Sem nunca ter mudado de empresa e sempre na mesma cidade, teve o privilégio de acompanhar a evolução da empresa ao longo das reestruturações naturais para adaptação às novas realidades e com isto acabou por interagir com várias áreas e equipas da empresa que potenciou o conhecimento dos produtos internos e a colaboração com equipas com realidades e necessidades tão distintas.

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »